Facebook Pixel
Ciça Braga Papel de Parede
Saiba como harmonizar o papel de parede com os ambientes da sua casa

Saiba como harmonizar o papel de parede com os ambientes da sua casa

Quando se trata de decoração, o papel de parede ganha grande destaque por sua versatilidade, principalmente ao considerar que além dos diversos modelos encontrados, é possível aplicá-lo nos mais variados ambientes, desde a cozinha até os quartos. Para usufruir de seus benefícios, é imprescindível escolher com cautela e recorrer ao serviço de profissionais para a instalação.



Como garantir a harmonia?

As luzes podem contribuir de forma significativa na harmonização, principalmente as opções embutidas com intervalos. No entanto, a cor deve ser selecionada com cautela para garantir resultados satisfatórios, uma vez que há luzes brancas, amarelas e naturais. Estruturas com cobertura de vidro permitem aproveitar a luz natural e nesse caso, dependendo dos outros elementos no ambiente, o papel de parede pode ser vibrante ou com texturas diferenciadas.


Isso se deve ao fato de que seja com a luz ou com qualquer outro fator no ambiente, a harmonização está em grande parte relacionada com o equilíbrio. Por exemplo, em um quarto com paredes e móveis predominantemente claros, um papel de parede vibrante pode ser favorável, as estampas como círculos e quadrados também podem contribuir para uma harmonização perfeita.


Naturalmente, deve ser algo que atenda as preferências de cada um e por isso a harmonia nos ambientes é muito relativa. Há possibilidade de combinar até mesmo estampas diferentes para quem busca ousar mais, com a repetição de tons, padrões ou até mesmo a mistura desses itens.


É o caso de residências com cômodos com ladrilho hidráulico e piso mosaico, que contam comumente com mais de uma cor. Nesse caso, o mais adequado pode ser uma alternativa mais lisa, que promova a leveza no ambiente.


Ainda assim, considerar estampas e a paleta de cores são boas dicas para seguir. Uma das partes mais difíceis é justamente a coordenação das cores, em que um contraponto é criado, principalmente quando apenas uma parede recebe destaque.



Como o papel de parede é colocado?


De uma forma geral, a aplicação do papel de parede é considerada prática, e simples, pois além de ser uma opção mais limpa assim que a colocação está pronta você não precisa esperar a secagem ou cheiro forte no ambiente. Mas é crucial que a parede esteja em boas condições, se você tem problemas com umidade é aconselhável uma impermeabilização de paredes antes da colocação do seu papel de parece, assim você garante não ter problemas de umidade futuramente.
 

É preciso não só avaliar a quantidade de papel de parede e o tipo, como também as condições da sua parede de forma minuciosa, como a textura, buracos, entre outras irregularidades que podem comprometer severamente o resultado. Caso seja necessário, é válido recorrer a um profissional qualificado para reparar a parede acometida, antes da instalação do papel.


Há quem prefira colocar apenas em uma parede, mas assim como preferências de estilo, é algo muito relativo, pois o cômodo inteiro pode receber o item e ficar uniforme. Todavia, nesse caso o recomendado é redobrar os cuidados no momento da instalação e optar por padrões mais sutis para que o ambiente não fique com o visual poluído e os resultados alcançados realmente promovam harmonia.



Quais são os tipos?

Atualmente, é possível encontrar opções com texturas, estampas e temas variados, o que permite que você encontre a solução ideal para qualquer espaço. Em relação aos materiais, os que podem ser encontrados no mercado são: vinílico, TNT (Tecido Não Tecido) e o tradicional.


O papel de parede vinílico apresenta grande resistência contra a umidade externa e luminosidade. É uma alternativa fabricada em PVC e por esse motivo, apresenta uma durabilidade notória. Ele pode ser limpo com um pano levemente úmido, pois devido a sua película ele é mais resistente.


O modelo de TNT é caracterizado por suas fibras de celulose e poliéster, o que resulta em um aspecto de tecido. Seu uso é ideal para lugares que não apresentam umidade, enquanto a higienização, deve ser efetuada de preferência com detergente.


No caso do tradicional, realmente se trata de um papel composto por celulose. Dessa maneira, a recomendação é que seja aplicado em lugares secos, ou seja, salas, escritórios e quartos. O ideal é que seja higienizado com um pano seco. Ainda assim, o mais vantajoso em todos os tipos de papéis de parede, é que não acumulam muita sujeira, principalmente no que diz respeito ao pó, o que potencializa seus benefícios juntamente com a diversidade de opções para tornar o ambiente harmonioso.




Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um Comentário

Indique: Saiba como harmonizar o papel de parede com os ambientes da sua casa

Obs: HTML não é traduzido!